Select Page
  • Dr. Frederico Palumbo | Reumatologista e Clínico Geral

Segundo o Aurélio Buarque, é o “Ramo da medicina que se ocupa de doenças não cirúrgicas do aparelho locomotor, e de outras doenças do tecido conjuntivo”. Esta definição e expandiu-se para doenças do metabolismo ósseo, doenças genéticas dos ossos e cartilagens abrangendo uma extensa interface com diversas especialidades, como a dermatologia, nefrologia neurologia psiquiatria cardiologia urologia por se tratarem as doenças reumáticas de doenças sistêmicas, que afetam o corpo literalmente da cabeça
aos pés.

O Aurélio ainda acrescenta: “é difícil precisar os limites da reumatologia, pois ela tem várias áreas em comum com outras especialidades, notadamente a ortopedia e a neurologia.

Existe enorme confusão entre os limites da ortopedia e da Reumatologia. A Ortopedia e Traumatologia,lida com com Traumas as articulações e ossos, seja trauma agudo intenso ou trauma mínimo repetitivo.

Assim como também é da esfera da Ortopedia a avaliação de prescrição de órteses e próteses.

A Ortopedia é uma especialidade cirurgica, enquanto a reumatologia uma especialidade essencialmente clinica.

A grande dificuldade vem do fato de que a reumatologia estuda principalmente a inflamação quado esta não é de origem traumatica, e a inflamação pode ocorrer virtualmente em qualquer parte do corpo, das mais diversas maneiras e pelas mais diversas causas. Isso é particularmente verdadeiro quando se fala das doenças chamadas AUTOIMUNES, quando as células de defesa (sistema imunológico) atacam estruturas do próprio corpo, como se fosse um fogo amigo, um tiro no próprio pé, por uma desregulação do sistema imune em entender que o seu pé é seu pé e não de outrem.

A situação mais frequente da reumatologia é a artrose, que se constitui em um estado de desgaste articular, que pode ter múltiplas causas. Nao confundir com artrite, que é um sintoma e nao uma doença, que apenas diz que a articulação esta inchada vermelha e doida.

A Reumatologia é um dos ramos mais instigantes da medicina, pois suas doenças abrangem um vasto campo, e como dizia dr House – “É Lupus, Não é Lupus”..